Ketil Haugsand

image

Ketil Haugsand

Cravo

Professor emeritus de cravo na Hochschule für Musik em Colônia, Ketil Haugsand é considerado uma das personalidades mais importantes da música antiga actualmente - colaborando em vários festivais de prestígio na Europa, EUA, Israel e no Extremo Oriente, como solista, em música de câmara e como maestro com a Orquestra Barroca da Noruega, a Orquestra da Rádio Norueguesa, a Orquestra Sinfônica de Stavanger, a Lyra Baroque Orchestra, o Arte Real Ensemble e na Komischer Oper Berlin. Em música de câmara colabora frequentemente com Laurence Dreyfus, Wieland Kuijken, Richard Gwilt, Peter Holtslag e vários outros.
As suas gravações para CD das obras de Jean-Babtiste Antoine Forqueray, Jean-Philippe Rameau, Louis Marchand, Carlos Seixas, João Sousa Carvalho e outros, para a Simax Classics, Virgin Veritas e Linn Records, são aclamadas internacionalmente e as suas interpretações da Clavierübungen por JS Bach, especialmente as Variações Goldberg, foram apontadas como performances altamente originais e marcantes. Lançadas pela Simax Classics em 2013 foram as seis English Suites de Bach e, em 2014, também a gravação completa de Pieces de Clavecin de Jean-Philippe Rameau.
Haugsand, nascido na Noruega, estudou com Gustav Leonhardt no Conservatório de Amesterdão, onde recebeu o cobiçado Prix d'Excellence em 1975. Mais tarde, foi laureado em competições internacionais de cravo em Paris e em Bruges e ocupou o cargo de professor de cravo e música de câmara no Norwegian State Academy of Music, em Oslo, entre 1974 e 1995.
Haugsand é também um professor de cravo muito solicitado, um dos mais experientes no campo académico, orientando masterclasses em cursos de verão na Noruega e na Itália e é frequentemente convidado como membro do júri em competições internacionais de cravo. Muitos em Portugal também se lembrarão dos ensinamentos de Haugsand nos cursos de verão na Casa de Mateus, Tomar, Lisboa e Porto nos anos entre 1981 e 2010.